SINTESE - CAPACIDADES DE ESCRITA DAS PROPOSTAS A E B.
As atividades sugeridas na proposta A não oferece nada ao aluno, apenas pede-se que escrevam, que façam um resumo das informações contidas no texto.
Já as atividades da proposta B desenvolvem capacidades escritoras necessárias para a produção de textos; fornecem subsídios para que os alunos escrevam, enfim criam condições de produção.
Envolve vários gêneros de textos - intertextualidade - permitindo que um texto derive seus significados de outros, remete a outros textos no passado e apontam para outros no futuro.
O conteúdo temático é trabalhado de forma que a mensagem seja transmitida, conduzindo à estrutura formal propriamente dita, com estilo que leva em conta as questões individuais de seleção e opção de vocabulário, estruturas frasais, preferências gramaticais, ortograficas, finalidade, leitores, coesão, coerência enfim a todo o contexto de produção de textos.
Esta proposta leva a ser capaz de identificar os pontos mais relevantes de um tema, organizar notas sobre esse tema, fazer roteiros, resumos índices e esquemas.
A partir de trechos extraídos de fontes diferentes, o aluno sabe compor um novo texto coerente, são as diferentes vozes, as várias opiniões. Em resumo, transforma a linguagem em instrumento de aprendizagem que lhe dê acesso e meios de usar as informações contidas nos textos.
Por fim, através do seminário direciona-se o foco para a próxima atividade, onde aluno e professor reconhecem o caminho que irão seguir.
Um comentário:
e as demais atividades? Bj
Postar um comentário