sábado, 27 de outubro de 2007

Relato Comentado Nº 03: Podemos Conhecer o Universo? Reflexão sobre um grão de sal.

Para o autor, a ciência é um modo de pensar, cujo objetivo é compreender de que forma o mundo funciona; é procurar encontrar regularidades. Ela é baseada na experimentação e na disposição de desafiar velhos dogmas.
Ele afirma que devemos examinar o mundo de forma crítica. Dessa forma, cada vez que pensamos, levantando hipóteses e, fazendo a checagem das mesmas, estamos fazendo ciência; e, se praticarmos esse modo de pensar, transformando-o num hábito, cada vez mais iremos aperfeiçoá-lo.
Ele destaca que o ser humano é inteligente e, que o exercício dessa intelegência, nos dá prazer. "Compreender é uma espécie de extase".
Porém, ele questiona: "podemos realmente conhecer o Universo em nossa volta?"
Então, depois de o autor fazer uma análise de um grão de sal, ele faz uma comparação deste, com o nosso cérebro. Destaca que o número de coisas conhecíveis pelo cerebro humano não é menor que 100 trilhões. "Mas isso é apenas um por cento do número de átomos contidos no grão de sal".
Nesta perspectiva ele afirma que o Universo é incognicível, absolutamente imune a qualquer tentativa de pleno conhecimento por parte do homem. "Se não podemos conhecer um grão de sal, muito menos o Universo.

Comentário: Concordo com o ponto de vista do autor, principalmente quando diz que o Universo é incognicível. O cérebro humano jamais será capaz de armazenar tanta informação, mesmo com ajuda de livros e computadores. O motivo é que além de existir tantas coisas para serem exploradasno Universo, desde as microscópicas até a imensidão do Cosmo, a memória humana é curta. A medida que adquirimos novos conhecimentos, o cérebro os armazenam, porém, estamos aprendendo coisas novas todos os dias. Sendo assim, ele seleciona o que é para nós, mais importante e, as coisas que não utilizamos freqüentemente, com o tempo, vamos esquecendo. Contudo, mesmo que as descobertas sobre o Universo pudessem ser registradas e armazenas em computadores, nenhum ser humano poderia conhecer e memorizar todas elas. Portanto ele seria o Universo conhecido de forma fragmentada, de acordo com o interesse de pesquisa de cada um. Mesmo podendo contar com a ajuda de drogas que ampliam a capacidade de memorização e, num futuro próximo, pudessemos contar também, com as drogas que estão sendo testadas para aumentar a inteligência do ser humano, ainda assim, acredito que nenhum ser humano seria capaz de conhecer todos os mistérios do Universo.

Postado por Cristina




Nenhum comentário: