sexta-feira, 12 de outubro de 2007

AVALIAÇÃO DO MÓDULO I.

Os objetivos deste módulo foram perfeitamente contemplados nas atividade desenvolvidas. Percebi isto durantes as aulas e as atividades feitas em casa.
Ao iniciar o curso, eu tinha apenas a visão do trabalho de alfabetização (ciclo I) com alguns gêneros e tipologias de textos, agora verifico que nosso trabalho tem a continuidade no ciclo II e ensino médio num grau maior de abrangência, numa esfera mais aberta e livre para o letramento de cada leitor e escritor.
Está sendo tudo muito importante para nossa formação enquanto leitor, escritor e também para metodologia de trabalho direcionando-nos a uma visão que realmente poderá reverter o paradoxo em que a escola vive.
O curso sugere formas de trabalho e preparo de aulas que levam o aluno a ter reais condições de ser cidadão crítico e participativo, pois não se concebe uma cidadania plena sem a utilização da leitura, e ler na escola é ler para inserir-se na sociedade letrada.
Considero a intertextualidade (textos verbais e não verbais), um dos meios que realmente faz a diferença para a aprendizagem e desenvolvimento das capacidades leitoras, escritoras e formação do aluno.
Todo conteúdo tem sua origem em um texto extraído de várias fontes que se completam, vários gêneros que repertoriam melhor o aluno, dá noção de tempo, espaço, compreensão de passado, presente e futuro e oportunidades de aprendizagem reais e significativas de coesão, coerência e reflexão da língua.
Isto só acontece com competência quando se conhece a esfera de atividade que aparece no texto que está sendo lido ou escrito. Para cada gênero do discurso é usado habilidades de leitura ou escrita diferentes. Uma coisa é ler ou escrever um bilhete, outra é dissertar ou argumentar sobre algo.
Deve-se desenvolver habilidades para se expressar em diferentes situações de caráter privado e público, usar a linguagem adequada a cada ambiente.
Tudo isso tem a ver com a experiência que estamos vivenciando no blog, porque exercita nossa competência leitora e escritora durante todo o tempo e nos coloca em contato com vários gêneros de textos e as mais variadas informações que nos leva a redigir textos mais adequados.
Todo texto falado ou escrito pertence a um determinado gênero do discurso, e está sempre associado a uma esfera de atividade humana que se insere em um contexto sócio-histórico e econômico mais amplo.
A linguagem não é algo separado da vida humana, ela fundamenta e atravessa as várias atividades que realizamos, portanto os conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso interferem nas atividades de leitura e escrita facilitando a reflexão e compreensão no ato de ler e escrever, melhorando a competência comunicativa e cultural.
Em 2005, nos HTPCs de nossa escola, começamos a estudar o livro "Escola, leitura e produção de textos" de Ana Maria Kaufman e Maria Elena Rodriguez, que apresenta uma classificação simples e adequada ao Ciclo I, dos textos produzidos na atualidade.
Oferece uma proposta didática que leva os alunos a serem bons leitores e escrevam com autonomia.
Organizamos os trabalhos pedagógicos de forma que todos os alunos conheçam e reconheçam todas as tipologias textuais, que foram agrupadas a partir da identificação de certas características comuns, que justificam incluí-las em uma mesma categoria e assim classificamos as seguintes divisões: textos literários, jornalísticos, de informação científica, instrucionais, epistolares, humorísticos e publicitário. Cada uma destas categorias admitem variedades: entre os textos jornalísticos, encontramos as notícias, as reportagens, as entrevistas, os artigos editoriais, os artigos de opinião, as colunas, as crônicas, etc.; entre os textos literários, estão os contos, os poemas, as fábulas, etc.; e assim por diante nos outros tipos de texto.
Nos textos reconhecemos e trabalhamos as "funções e estruturas" específicas de cada um, tanto para a leitura como para a escrita, pode-se fazer um paralelo com as mesmas intenções das esferas de atividades e gêneros do discurso estudado neste módulo.
Nas aulas se faz a reescrita dos textos produzidos pelos alunos, para que eles reflitam e utilizem os recursos necessários para a produção de textos bem escritos, nos seus vários gêneros.
Também, na leitura dos diversos gêneros de textos, os alunos vão estabelecendo sentidos a partir das marcas próprias de cada texto e de acordo com a sua experiência de leitura e visão de mundo.
POSTADO POR: SIMARA.













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