quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Relato Comentado nº 02: “O Milagre Brasileiro”.

O "Milagre Brasileiro" foi um período de extraordinário crescimento econômico na história política deste país. Esse período se caracterizou por ampla disponibilidade de recursos financeiros; crescimento industrial, com destaque para a indústria automobilística; aumento das importações e exportações; investimento de capital estrangeiro no país; empréstimos no exterior, tudo isso, combinado com taxas de juros relativamente baixas, isenção ou redução de tributos, e medidas semelhantes.
Muitos se beneficiaram da situação, entre eles os setores: industrial, dos serviços e da agricultura.
Porém, “ o milagre” tinha alguns pontos vulneráveis. Entre eles, a excessiva dependência do sistema financeiro do comércio internacional e, a necessidade de contar, cada vez mais com produtos importados, principalmente o petróleo.
Essa política prejudicou trabalhadores de baixa qualificação, que prestavam seus serviços a salários muito baixos, enquanto que trabalhadores bem qualificados eram supervalorizados.

Outro fator que destaco foi o contraste entre o avanço econômico e o descaso do Estado com programas sociais. O Brasil ficou conhecido no exterior por ter posição de destaque pelo seu potencial econômico em contraste com indicadores de baixa qualidade de vida da população.
Os imensos projetos da época, conhecida por “Capitalismo Selvagem”, não levaram em consideração a natureza nem mesmo as populações locais.

Comentário: Analisando essa passagem na história da economia brasileira, chego a conclusão que muitos problemas que enfrentamos hoje, são conseqüências de ações mal planejadas naquela época. A seguir destaco alguns desses problemas:
Devastação da natureza: Os projetos do governo para o desenvolvimento econômico, não previam o "consumo sustentável", o que resultou nos problemas ambientais que enfrentamos atualmente, por exemplo, o Efeito Estufa. Sabemos que o grande vilão do planeta é o EUA, porém, o Brasil também tem sua parcela de culpa. O Brasil contribuiu com tal problema, através de um conjunto de fatores que foram se agravando ao longo dos anos. Com desenvolvimento das indústrias as chaminés das fábricas passaram a lançar gases na atmosfera . A indústria automobilística também contribui com o problema, através da queima de combustível, gerado pelo aumento do tráfego de carros.
Problemas Sociais: O descaso com o trabalhador, pelo que pude perceber, vem de longa data. Apesar do governo atual, estar melhorando o salário mínimo do trabalhador, este anseia por melhores condições de trabalho, por uma vida digna, com direito a habitação, saúde e educação de qualidade. Todavia, quando precisa desses serviços a solução é pagar por eles, pois, o dinheiro de seus impostos é mau distribribuído e, não chega onde deveria. Se, no governo daquela época, havia pontos vulneráveis, o que dizer da corrupção do governpo atual?

E, por falar em Educação, nós professores, temos um grande compromisso com a sociedade. Precisamos educar nossos alunos para que exerçam uma cidadania plena; sejam sujeitos críticos e atuantes na sociedade e, principalmente, que conheçam a dimensão da palavra ética. E, quem sabe um dia, um deles não conserte esse país?!
(Postado por Cristina)


Nenhum comentário: