terça-feira, 23 de outubro de 2007

Avaliação do Módulo I:

Acredito que os objetivos propostos para esta primeira unidade foram alcançados, pois, através das atividades desenvolvidas como: depoimentos, expressão de opinião, prenchimento de formulários, publicação de perfis, etc., pude refletir em práticas de leitura e escrita, que me proporcionaram ampliar meus conhecimentos, bem como, aperfeiçoar e desenvolver habilidades nestas áreas.

Ao compartilhar depoimentos de leitura e escrita de diversos autores e de meus colegas, tive oportunidade de identificar-me com depoimentos de alguns autores e surpreender-me com depoimentos de pessoas que fazem da leitura uma paixão em suas vidas. Este fato despertou em mim interesse para ler um novo livro.

A minha experiência de criação e publicação no blog está sendo muito interessante e divertida. Porém sinto-me prejudicada por ter iniciado o curso com atraso. O tempo está sendo meu maior impecílio para conseguir publicar munhas tarefas em dia. Apesar do sufoco em ver as atividades se acumulando, poço dizer que é muito gratificante todas as vezes que consigo concluí-las.

Percebo que ocorreram mudanças em meus conhecimentos sobre gêneros de discurso e capacidade de leitura e escrita, pois em minha área de atuação (que antes era matemática), não circulavam definições para estes termos. Eu utilizava diferentes tipologias textuais em minhas aulas sem me preocupar em identificar a que gênero elas pertenciam. Atualmente tenho contato com um repertório maior de tipos de textos e agora posso identificar a que gênero cada um pertence, pois, este curso permitiu -me desenvolver tal habilidade.

A exploração dos conceitos de esferas de atividades humanas e de gêneros do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita de maneira positiva, pois, do ponto de vista textual, todo gênero está associado a uma esfera de atividade humana, e conhecendo e os interesses desta esfera, bem como seus atores é possível que a leitura e a escrita dos gêneros que circulam nesta esfera adquira interpretação mais clara e objetiva.


Em minha escola estamos nos empenhando em despertar em nossos alunos o interesse pela leitura e garantir aos mesmos atividades significativas para que desenvolvam as habilidades de compreensão e produção de texto. Para isto oferecemos leituras, interpretações e produções de textos de diversos gêneros; os professores utilizam várias estratégias de leituras em suas aulas; propõem reescritas de textos dos alunos em várias etapas, focando um objetivo de cada vez e fazem análises de textos bem escritos para que os alunos tenham exemplos de palavras que embelezam os textos e procurem usá-las em suas produções. (Postado por Cristina)






Nenhum comentário: