Tema: Gêneros, objetivos e capacidades envolvidos na comprrensão e produção de textos.
Item 1: Para que os alunos pudessem responder corretamente a questão do ENEM/2007, eles deveriam ter conhecimentos do tipo de texto em questão, bem como, ter passado por experiências de atividades como esta em sala de aula. Eles deveriam ter desenvolvido também certas habilidades de "leitura e escrita" como: Identificar a finalidade do texto de acordo com seu gênero; localizar informações explícitas e implícitas no texto.
Item 2: A minha área de conhecimento é Matemática, Ciências. Dentro destas áreas, bem como, em minhas aula, circulam os seguintes gêneros, com seus respectivos tipos textuais:1. Gênero Informativo Científico ( Relato de experiências, Relatos Históricos, Mapas, gráficos, tabelas); 2. Gênero Informativo Jornalístico (Notícia, reportagens, dicionário); 3. Gênero Argumentativo (Opinião, dissertação); 4. Gênero Intrucional (Orientações didáticas, Regras de jogos); 5. Gênero Epistolar ( Conta de luz, água, telefone).
Os alunos apresentam dificuldades em ler e interpretar vários tipos de textos. Exemplo: problemas de matemática e textos científicos.
Eles apresentam muita dificuldade em dissertar, fazer resumos e dar opiniões.
A hipótese que tenho sobre as dificuldades dos alunos em leitura e produção de textos, é que essas habilidades não estão sendo trabalhadas de forma eficaz pelos professores e, que os objetivos das atividades propostas em sala de aula, nem sempre são claro aos alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário