domingo, 21 de outubro de 2007

UNIDADE 5 - ATIVIDADE 6 - Resumo.

Trecho 15 - UNIVERSO DESCONHECIDO E COGNOSCÍVEL.

Embora o homem possua hoje um grande conhecimento sobre algumas leis que regem a realidade física conhecida, o autor acredita que, diante da grandeza da criação divina ou da evolução, dependendo da teoria que adotemos, pouco sabemos sobre tal realidade.
A busca pela construção do conhecimento é inesgotável.
Porém, não podemos perder de vista que se o homem, inicialmente, motivado pela sua fragilidade ante as forças da natureza, buscou conhecer, entender e, então, prever os fenômenos físicos em benefício de sua sobrevivência neste planeta.
Então, ao alcance da consciência de si mesmo e dos fenômenos à sua volta somente e tão somente terá valido a pena ao homem, se evoluir espiritualmente a ponto de reconhecer que os benefícios desse conhecimento pertencem a toda a humanidade, sem distinção alguma, e a todos os demais seres deste planeta, que, também, como o homem, são fenômenos da natureza e dela participam como sujeitos e objetos do processo criativo ou evolutivo.
Dizer que tudo que existe é decorrência de um mero acaso, não convence, absolutamente, porque "o nada" nada cria, nada gera. A existência é fruto de um inominável ato criador. Saber a natureza do criador é nos absolutamente impossível, por razões óbvias.

Nenhum comentário: