segunda-feira, 12 de novembro de 2007

UNIDADE 7 - "OS TRABALHADORES SE REVOLTAM: O GRANDE MASSACRE DE GATOS NA RUA SAINT-SÉVERIN".


PREDIÇÃO.

Supomos que o texto aconteceu em meados de 1930, e fará um paradoxo doentio, de poderosos donos de fábricas em um subúrbio na França, com gatos que são espertos e malandros. Porém, foram igualmente massacrados pela revolta de seus funcionários que eram maltratados, escravizados e junto de suas famílias tinham péssimas condições de vida e não tinham a quem recorrer.
Promoveram este massacre como forma de reivindicação para serem reconhecidos como gente, melhorando assim suas qualidades de vida.

A relação que pode haver entre uma revolta de trabalhadores e um massacre de gatos, é que simbólicamente os gatos representarão os patrões.

As antecipações que fizemos na atividade anterior foram em alguns aspectos semelhantes e outros equivocados.
A relação entre a revolta dos trabalhadores e o grande massacre de gatos, está relacionado pelo autor às condições sociais e de trabalho na Paris de 1730, e nós pensamos na Paris de 1930.
Porém, relaciona o massacre de gatos com a vontade que tinham de massacrar seus patrões, pelos mesmos motivos, indignidade com a forma que eram tratados.
Outra semelhança foi do leitor moderno como nós, não entendermos os diferentes hábitos do povo francês, achando repulsivo comparar animais com os patrões e matá-los indefesamente.


A compreensão de um texto depende de informações prévias como: o seu autor, o assunto, a época em que foi produzido, os objetivos, conhecimentos de outros textos, a data da publicação, qual sua esfera de circulação e o campo de conhecimento com o qual trabalha, porque estas são capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (interpretação e interação). Estas capacidades são necessárias para que o leitor possa interpretar o texto discursivamente, situando-o. Sem isso, a compreensão de um texto fica num nível de conteúdo literal pouco desejável a uma leitura crítica e cidadã, onde o leitor não dialoga com o texto, mas fica subordinado a ele.
É importante que em sala de aula, questões deste tipo sejam colocadas em diferentes gêneros de textos, e poderá desenvolver as capacidades de leitura interpretativa e crítica, levando o leitor a se aproximar do autor conhecendo seu estilo, a maneira de relatar os fatos abordados, localizando-se no contexto histórico para sua esfera de circulação, trazendo informações e ampliando o campo de conhecimento, melhorando a exploração e o aproveitamento do contexto.



Já no início do texto percebemos que o autor estabelece um diálogo entre a narrativa do operário Contat e sua própria narrativa (..., segundo um operário que textemunhou o fato, ... ...Havia dois aprendizes: Jerome, ...).
O recurso de linguagem que o autor utiliza para introduzir a narrativa do operário, é a voz popular que ele representa, tendo como documento-fonte um relato. É a partir da voz do operário que o autor criou a sua, ou seja a personalidade que fala através do conto.


Antes da Revolução Indústrial só tinha o trabalho artesanal, e as relações de trabalho nesta época era de condição igual a de escravos.
Os aprendizes não tinham salários, trabalhavam em troca de alimentação e moradia que eram precárias. Os chamados oficiais tinham péssimos salários e o mestre que era o patrão, explorava e maltratava a todos.
Quando surgiram as primeiras máquinas deu-se o início do período Pré-industrial.
Com o surgimento das grandes fábricas, as pessoas se especializam fazendo sempre o mesmo trabalho e quem ganha são os patrões, as custas dos operários, até chegar ao capitalismo onde os poderosos controlam tudo.


A simbologia existente na cena de cerimônia de "julgamento e matança" dos gatos se dá quando os trabalhadores associam os gatos a seus patrões, e fazem com eles o que gostariam de fazer com os patrões.
Era a única forma de se manifestarem contra os abusos e a má qualidade de vida que tinham.
Promoveram este massacre como forma de reivindicação para serem reconhecidos como gente, melhorando assim suas qualidades de vida.


O massacre dos gatos foi relacionado às condições sociais e de trabalho na Paris da Europa pré-industrial, porque nesta época estabeleceu-se grande distanciamento entre o operário que vivia em condições de miséria e os proprietários .
Os salários já insuficientes, diminuiam diante do grande números de pessoas em busca de empregos.
Os baixos salários e desempregos geram revoltas e conflitos entre operários e patrões, chamando a atenção sobre a opressão que o capitalismo europeu causou.
Remete também à questão social e ética em relação aos animais (gatos) indefesos, que foram injustamente massacrados.


APRECIAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E POLÍTICOS
O que a esposa percebeu na manifestação dos operários, é que o acontecimento ia além daquilo que o marido suspeitou. Já que os operários não podiam atingir diretamente os patrões descontavam sua raiva nos gatos, dando a entender que os próximos poderiam ser eles.

Nenhum comentário: