Avaliação do Curso de Atualização:
Desenvolvendo Capacidades de Leitura e Escrita
nas Diferentes Áreas.
Atividade Final: Análise de uma proposta de Leitura e Escrita.
Plano de aula:
Disciplina: Literatura
Tema: Romantismo
Série: 2º Colegial
Objetivos:
v Conhecer o processo e a época que deu origem ao romantismo;
v Identificar suas características;
v Conhecer alguns autores famosos desta fase da literatura;
v Leitura e análise de trechos de algumas obras destes autores.
Metodologia:
v Leitura s e Explicação dos textos pela professora.
v Exercícios de interpretação de textos.
v Análise de trechos de textos poéticos.
Desenvolvimento:
A. Leitura e explicação do texto: "Romantismo", pela professora:
Cópia do texto :"Romantismo".
1. Situação Histórica:
A ascensão da burguesia Européia por ocasião da Revolução Francesa (1789) foi o ponto culminante de um processo iniciado na Revolução Comercial. Essa ascensão econômica e política, implicou a derrocada da aristocracia e na vigência”um novo sentido de vida, baseado na livre iniciativa, na livre concorrência e na distribuição de barreiras rígidas entre as classes sociais”.
Esse ambiente social proporcionou a divulgação, no país, de uma arte que se adequava à nova sensibilidade, por ser, sobretudo, popular em sua essência: o Romantismo.
Esse movimento iniciou-se em Portugal com o poema Camões, de Almeida Garrette. No Brasil, com Suspiros Poéticos e Saudade, de Gonçalves de Magalhães.
É de se salientar que, no Brasil, o movimento assemelhou-se bastante ao da França, como conseqüência da coincidência entre a Revolução Francesa (1789) e a Independência Política (1822), pois, além do pouco tempo que os separou, foram dois fatos de caráter literário; daí o nacionalismo presente nas obras da maioria dos autores românticos brasileiros.
2. Características:
a) Individualismo e Subjetivismo:
Presença do íntimo do autor, o tom pessoal, a visão de mundo é individual; egocentrismo.
b) Sentimentalismo:
A emoção supera a razão, direcionando a atitude artística do autor.
c) Sonho e Fantasia (Fuga da realidade):
Não se enquadrando na sociedade burguesa e nem concordando com ela, os poetas devaneiam em seus universos imaginários.
d) Culto à natureza:
Exercendo profundo fascínio entre os autores da época, a natureza era vista como antítese da civilização.
e) Volta ao passado:
A idade média “é a origem heróica da nação” e no “tempo da infância” representa o paraíso perdido.
3. Poesia Romântica Brasileira
A poesia romântica brasileira sofreu maior influência dos franceses Musset, Chateaubriande Lamartine. Embora os poetas brasileiros tenham praticamente, coexistido, há diferenças consideráveis entre eles.
-Primeira Geração (Nacionalismo e Indianismo)
Marcada pelo entusiasmo Nacionalista, pela exaltação da Natureza e do índio. Autor de Destaque: Gonçalves Dias.
-Segunda Geração (ultra romantismo – Tédio)
Esta geração sofreu influência direta da poesia de Byron e se caracteriza pela imaginação pelo sentimentalismo e pela fuga da realidade. Os poetas optam por virgens intangíveis e cenários exóticos como cemitérios (lócus Horrendus). Autor principal: Álvares de Azevedo
-Terceira geração: (Poesia Social ou Revolucionária)
Esta geração propunha transformação no país. Uma de suas propostas era a libertação dos escravos, sendo Castro Alves seu maior representante.
B.Atividades.
1. Leia as informações abaixo e responda se são C (Certas) ou E (Erradas).
a) ( ) O Romantismo surgiu inicialmente na Alemanha e na Inglaterra por volta do ano 1836.
b) ( ) A segunda geração romântica cultivou uma poesia acentuadamente egocêntrica e sentimentalista.
c) ( ) Álvares de Azevedo é o maior representante da poesia mal-do-século brasileira.
d) ( ) O indialismo é a única linha temática explorada por todas aa gerações de poetas românticos.
2. Pálida à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!
(Álvares de Azevedo –Soneto)
A) Quais são as diferenças entre Álvares de Azevedo e Castro Alves no que diz respeito ao tratamento da mulher?
B) Tomando como base a questão anterior, responda: se são poetas românticos porque há essa diferença?
3. Que tipo de Herói Manoel Antonio de Almeida utiliza em “Memórias de um Sargento de milícias”?
4. Faça uma comparação entre Leonardinho, herói do livro da questão 3 e Fernando Seixas, de “Senhora” de Alencar. Para responder à questão, você pode enumerar características de ambas as personagens.
O texto abaixo transcrito refere-se as questões 5 e 6.
Um dia, ao pino do Sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da Acácia silvestre esparziam flores para os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem, almeigavam o canto.
Iracema saiu do banho; o aljôfar d’ água ainda a roreja, como a doce mangaba que corou em manhã de chuva. Então repousa, empluma das penas do gará as flexas de seu arco: e concerta com o sabiá da mata, pousado no galho próximo o canto agreste.
(José de Alencar - Iracema)
5. A descrição de Iracema é Romântica? Por quê?
6. Retire do texto palavras ou expressões que ilustrem a resposta anterior.
Análise desta proposta de Leitura e Escrita.
O que eu observei pelo plano de aula desta professora é que ela adota uma metodologia tradicional de exposição de aula, onde ela faz o papel de transmissora de conhecimentos. Porém, este tipo de estratégia não consegue prender a atenção do aluno por muito tempo, e ele acaba se dispersando.
Ela não garantiu aos alunos oportunidade de trabalhar as estragégias de leituras, como antecipação, checagem, inferência, etc, estratégias que permitem que os alunos desenvolvam habilidades para fazerem uma leitura efetiva.
Outra grande falha da professora é que os textos foram resumidos e não trouxeram informações necessárias para que o aluno pudesse alcançar os objetivos propostos. Ela não ofereceu suporte para o texto (livros, jornais, revistas, internet, etc). Na ausência desses materiais o aluno ficou impedido de aprender a buscar e localizar informações relevantes por meio de cópias, iluminação, sublinhados, etc. Não houve oportunidade para o aluno fazer sínteses e esquemas significativos porque a professora já trouxe tudo pronto.
Quanto às atividades de interpretação do texto, foram bem elaboradas, mas faltou suporte para que o aluno pudesse desenvolver as habilidades que foram cobradas como: análises, comparações e inferências, pois, pelos objetivos propostos pela professora, é notável que os alunos não leram os livros na integra.
Sugestão: Eu sugiro que a professora mude sua prática, para uma metodologia construtivista, incentivando a pesquisa e o protagonismo juvenil. Por exemplo: a partir do texto que ela trouxe, poderia propor um aprofundamento do mesmo, através de pesquisas das palavras relevantes como Revolução Francesa, para atender ao ao primeiro objetivo proposto; e sobre os autores citados.
Os alunos certamente desenvolveriam habilidades de leitura e escrita se trabalhassem em grupos, com materiais diversificados, do qual, eles tirariam informações e fariam resumos, esquemas comparações, etc, e, é claro, que pudessem contar com o professor, no papel de mediador em suas aprendizagens.
Depois que os alunos tivessem entendido o assunto, o professor poderia sugerir uma troca de experiências entre os grupos, através de uma exposição de aula ou através de um debate.
Como o tema da aula era o Romantismo, a professora poderia propor ainda, como produto final deste projeto, uma coletânea de poesias ou a bibliografia de autores famosos, ou ainda um Sarau de poesias.
Com esta metodologia que sugeri, acredito que os alunos teriam uma aprendizagem bem mais significativa do que com a metodologia proposta pela professora, a qual proporcionaria aos alunos, apenas a memorização dos conteúdos para a prova.
Postado por Cristina
Quanto às atividades de interpretação do texto, foram bem elaboradas, mas faltou suporte para que o aluno pudesse desenvolver as habilidades que foram cobradas como: análises, comparações e inferências, pois, pelos objetivos propostos pela professora, é notável que os alunos não leram os livros na integra.
Sugestão: Eu sugiro que a professora mude sua prática, para uma metodologia construtivista, incentivando a pesquisa e o protagonismo juvenil. Por exemplo: a partir do texto que ela trouxe, poderia propor um aprofundamento do mesmo, através de pesquisas das palavras relevantes como Revolução Francesa, para atender ao ao primeiro objetivo proposto; e sobre os autores citados.
Os alunos certamente desenvolveriam habilidades de leitura e escrita se trabalhassem em grupos, com materiais diversificados, do qual, eles tirariam informações e fariam resumos, esquemas comparações, etc, e, é claro, que pudessem contar com o professor, no papel de mediador em suas aprendizagens.
Depois que os alunos tivessem entendido o assunto, o professor poderia sugerir uma troca de experiências entre os grupos, através de uma exposição de aula ou através de um debate.
Como o tema da aula era o Romantismo, a professora poderia propor ainda, como produto final deste projeto, uma coletânea de poesias ou a bibliografia de autores famosos, ou ainda um Sarau de poesias.
Com esta metodologia que sugeri, acredito que os alunos teriam uma aprendizagem bem mais significativa do que com a metodologia proposta pela professora, a qual proporcionaria aos alunos, apenas a memorização dos conteúdos para a prova.
Postado por Cristina
Nenhum comentário:
Postar um comentário