domingo, 11 de novembro de 2007


RELATO COMENTADO 3 - Podemos conhecer o Universo?
Reflexões sobre um grão de sal.


O grande físico e divulgador científico Carl Sagan, define ciência como um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.
Seu objetivo é compreender de que forma o mundo funciona, desde as partículas subnucleares até o cosmo como um todo.
A ciência é baseada na experimentação, na disposição de desafiar velhos dogmas, numa abertura para ver o Universo como ele realmente é. Ela procura a regularidade dos fatos e é aberta a testá-los.
Consiste em pensar sobre alguma coisa, em penetrar no âmago das coisas, mesmo que pequena, o que nos dá imenso prazer, porque o ser humano é de espécie inteligente e o exercício apropriado dessa inteligência nos proporciona um bem estar.
Assim, o Universo é incognoscível e se não podemos compreender um grão de sal, menos ainda o Universo. Embora o homem possua hoje um grande conhecimento sobre algumas leis que regem a realidade física conhecida.

O autor acredita que, diante da grandeza da criação divina ou da evolução, dependendo da teoria que adotemos, pouco sabemos sobre tal realidade. A busca pela construção do conhecimento é inesgotável.
Portando, a ciência é o único meio possível de compreender tão vasto e complexo Universo, através da capacidade dos seres humanos inclinados a encontrar leis naturais.
O Universo força os que nele vivem a compreendê-lo; a forma como o mundo funciona.
Acredito que ciência é uma cultura científica que propicia melhores condições para a busca do conhecimento, para os valores da cidadania imprescindíveis para a compreensão da vida cotidiana, para o desenvolvimento do pensamento autônomo e inserção crítica na sociedade.

É o conhecimento ou sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais testadas através do método científico.

Permita-me a comparação: Também vejo o Universo como uma biblioteca. E a biblioteca é por sua vez um Universo.

Postado por Simara.


Nenhum comentário: