domingo, 18 de novembro de 2007

LER E ESCREVER É COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS.

1ª versão: Sim, ler e escrever é condição para a construção do conhecimento, pois é através dos textos orais e escritos que encontramos informações e que se efetuam as comunicações e representações da realidade.

2ª versão: Acreditamos que ler e escrever é compromisso de todas as disciplinas, porque todas elas possuem linguagens e símbolos específicos e essenciais para a formação do aluno competente para analisar, interpretar, explicar, compreender e se comunicar eficientemente no mundo em que vive.

3ª versão: Quando um indivíduo passa a ler e escrever, um novo paradigma se forma e ele passa a se perceber como sujeito ativo no processo de construção de seu conhecimento, possibilitando que seja o protagonista de seu aprendizado escolar.
Para que a escola cumpra seu papel social, é imprescindível que o professor inove sua prática, adotando o modelo de construção de conhecimentos através das linguagens, de forma que o aluno construa suas hipóteses a respeito do sentido do que lê e escreve e que conduza o leitor a ter informação e conhecimento.
Para que o aluno seja o protagonista de seu aprendizado, o professor poderá utilizar os vários gêneros de textos orais e escritos (leitura e escrita) que os levam a interpretar e estabelecer significados nas várias disciplinas.
O texto é uma forma de organização e transmissão de idéias, conceitos e informações de modo geral, que contribui para a formação de uma geração de leitores capazes de dominar as múltiplas linguagens, de construir seu próprio conhecimento, suas hipóteses a respeito do sentido do que lê e escreve na sala de aula ou no mundo.
Assim, professores de todas as áreas, assumindo sua tarefa de mediadores de leitura e escrita, desencadeiam novos comportamentos na escola, proporcionando oportunidades de construção de sentido e produção de conhecimentos.


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