quinta-feira, 20 de setembro de 2007


UNIDADE 3:

Atividade 1:

Congresso Nacional: Assembleia de representantes do povo.
Esfera: Política,legislativa.
Atores: Senadores, Deputados, acessores, relatores, etc.
Interesses: Legislar em favor da população e particular, poder, lobistas, discurso, et.
Atidades: Ao senado se atribui a função revisora das leis aprovada pela Câmara dos Deputados. Podem julgar o Presidente da república, os membros do Supremo Tribunal Federal e o`Procurador Geral da República, nos crimes de reponsabilidade, discurso.
Gênero: argumentativo, leis, emendas, relatórios, cartas, ofícios, etc.

Diário de Notícias
Esfera: Jornalística.
Atores: Jornalistas, repórters,fotográfos, leitores, críticos, colunistas, etc.
Inreresses: Informar, construir opinião, vender, publicidade, prestar serviços, markeding, informar, etc.
Atividades: Pesquisar, produzir textos, entrevistas, sair atrás de notícias interessantes, escrever, digitar, etc.
Gênero: Jornalísticos, propaganda, anúncio, crônica, resenha, charge, horóscopo, editoriais, relato, argumentativo, etc.

Laboratório de Química
Esfera:
Científica, acadêmica.
Atores: Pesquisadores, estagiários, o pesquisado (cobaia), investidores,professores, alunos, químicos, etc.
Interesses: Do conhecimento, qualidade de vida, descobertas, pantentes, econômico, experiências, etc.
Atividades:Experimentos, pesquisas, publicações científicas, relatórios e projetos, estudos, experimentos, etc.
Gênero: Receita, científico, projetos, tese, dissertação, monografia, etc.

Sala de aula
Esfera: Escolar, educacional.
Atores: Professores, alunos, PC, diretores, pais, funcionários, comunidade escolar.
Interesses: Educar, formar cidadãos, construir conhecimentos, ideologia, etc.
Atividades: Aulas, reuniões, limpeza, realização de atividades de ensino e aprendizagem, esportivas, jogos, teatro, etc.
gênero: Boletim, seminários, textos literários narrativos, científicos, argumentativos, expositivo e descritivos, etc.

Atividade 2:
Tema: Descoberta de um cadáver.
(conversa ao telefone)
Triim!!!
- Alô.
-Quem fala?
-Com quem quer falar?
-Com você mesma, Magali.
-É você, Flor de Maio? O que aconteceu, você está aflita!
- Aflita? Estou desesperada. Acordei e encontrei um cadáver na porta do meu apartamento.
-Que loucura?! Você já ligou para a polícia?
-Sim, foi a primeira atitude que tive.
-Me conte tudo, por favor.
- Acordei com o meu relógio despertando na cabeceira da minha cama. Levantei-me, fui ao banheiro, escovei os dentes e, quando estava lavando o rosto ouvi a campainha da porta. Enxuguei-me as pressas, abri a porta e vi um homem caído na soleira. Olhei no corredor e não tinha ninguém, abaixei e toquei no homem. Seu corpo estava frio e rígido, percebi que estava morto, corri e telefonei para a central de polícia.
-E ai?
-Eles estiveram aqui e me interrogaram para saber qual o meu envolvimento com o cadáver, porém eu não o conheço. Disseram para eu me apresentar na delegacia, com um advogado. Estou com muito medo.
-Não se preocupe, vai dar tudo certo.
-Acontece que passei a noite em meu apartamento sozinha e, não tenho nenhum álibe para comprovar isso.
- Fique calma. Estou indo até aí. Levarei você em um advogado amigo meu. Ele irá ti orientar o que deverá fazer.
- Obrigada, amiga. É muito bom poder contar com você. Já me sinto mais calma agora.
-Estarei aí em 30 minutos. Tchau!
-Estarei te aguardando. Tchau!

Nenhum comentário: