domingo, 23 de setembro de 2007

Unidade 1.

MEU PERFIL.
Sou formada em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales (atual Unijales); também fiz Pedágogia - Licenciatura Plena e Pós-graduação em Psicopedagogia (curso que todo educador deveria fazer, penso eu) nas Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul.
Trabalho no magistério há 19 anos, iniciei com aulas de Física porque na época não tinha professores com está formação e as aulas eram atribuídas a professores de Matemática (gostei do trabalho), depois fui completando com ciências e matemática (sempre gostei de dar aulas).
Por fim, em 1996, diminuiu a quantidade de aulas devido ao baixo índice de natalidade e fiquei apenas com 16 e ainda viajava para duas cidadezinhas vizinhas de Jales.
Surgiu então, a seleção para Professor Coordenador Pedagógico e depois de todas as fases de escolha do PCP comecei a trabalhar nesta área.
Com o passar do tempo fui me interessando cada vez mais pela parte pedagógica, pela organização dos trabalhos pedágogicos e pelo ensino e a aprendizagem de todos.
Procurava entender como se processava a aprendizagem no cérebro das crianças e de como o professor trabalhava com isto (assim quis fazer o curso de Psicopedagogia) de forma a tornar a compreensão, aprendizagem e formação dos alunos, real.
Á 9 anos trabalho em uma escola de Ciclo I, e adoro o que faço.
Por ter me interessado muito pela alfabetização, fiz o curso "Letra e Vida", que me foi de grande valia para o trabalho enquanto professora coordenadora no Ciclo I.
Sempre gostei de me reciclar e fiz na Teia do Saber o curso "Ler, prática essencial para aprender" e neste ano de 2007 surgiu este curso "Desenvolvendo as capacidades de leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento" e quis muito fazê-lo.
É a primeira vez que utilizo de blogs e interação com a web, portanto ás vezes fico perdida e conto com a ajuda e compreensão de minha parceira Cristina.
Sempre gostei muito de ler, quando criança lia os livros que tinha na estande de minha avó e os que meus pais tinham o prazer de comprar e de deixar bem claro isto, acho que assim me estimulavam.
Hoje, acredito que ler é o único jeito de se comunicar de igual para igual com o restante da humanidade, seja no tempo, por meio de textos de gente que já morreu, seja no espaço, em jornais, livros e revistas.
É nos escritos que desvendamos outras culturas, hábitos e histórias, que compreendemos, de fato, o sentido da expressão diversidade (de idéias, vivências, sonhos, experiências).
"É por isso que ler, talvez seja a coisa mais importante que a escola tem a ensinar".
Aluna: Simara.

Nenhum comentário: