quinta-feira, 27 de setembro de 2007


Neste livro, o psiquiatra e cientista Augusto Cury mostra que é preciso cultivar a emoção e expandir a inteligência dos jovens. E, para isso, os pais e professores precisam de ferramentas para estimular as crianças e os adolescentes. O autor mostra que, para fazer a diferença, temos de adquirir os sete hábitos dos pais brilhantes e dos professores fascinantes. Além disso, ele chama a atenção para os sete pecados capitais dos educadores e ensina dez técnicas pedagógicas que podem revolucionar tanto a sala de aula quanto a de casa.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007



Sinopse do livro: Operação Cavalo de Tróia 5 – Benetiz, J.J.(Este livro faz parte de uma coleção que até o momento conta com 8 livros, sendo que o último foi lançado neste ano de 2007. Obra de literatura estrangeira de ficção, suspense e ação).Trata-se de um relato, no mínimo impressionante pelos detalhes e minúcias, de um militar e cientista norte-americano que, como integrante de um projeto batizado pela NASA de 'Operação Cavalo de Tróia', participou de uma experiência que lhe permitiu voltar quase dois mil anos no tempo e ser testemunha ocular da vida de Jesus Cristo. No quinto volume, Benítez corajosamente abre a porta do mundo sobre o qual os evangelistas evitaram falar, descrevendo as aparições de Jesus Cristo após sua Ressurreição. Cada livro descreve uma passagem da vida de Jesus pela Terra, desde a sua entrada em Jerusalém até a sua prisão, julgamento, crucificação e ressurreição.Testemunha ocular? Imaginação ou realidade? Usando as palavras do próprio autor: “...como aconteceu com Julio Verne, só o futuro poderá dizer se este relato foi ou não verídico.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Unidade 2 – PERSONALIDADES.
ATIVIDADE 1 - DEPOIMENTO DE LEITURA E ESCRITA.
Li todos os depoimentos e os que mais me identifiquei foram com os de Alcides Amaral, por que assim como ele, mesmo com uma rotina superatribulada não perdi o costume, o prazer e a necessidade de ler.
Concordo quando ele diz que "A leitura é um dos hábitos mais saudáveis que podemos ter. Ela está, para o nosso cérebro, assim como a água, os exercícios físicos e a alimentação balanceada estão para o nosso físico.
Assim como ele, li muito quando era ainda menina, os mesmos autores como Machado de Assis e Jorge Amado, entre outros.
Concordo com Antonio Candido quando pensa que as produções literárias, de todos os tipos e todos os níveis, "satisfazem necessidades básicas do ser humano", enriquecendo a nossa percepção e a nossa visão do mundo.
Em todos esses casos ocorre humanização e enriquecimento da alma, da personalidade, do grupo, da forma como se situa e se passa pelas situações da vida, construindo-a em bases sólidas e reais.
Procuro nos livros, inclusive nos espíritas, a humanização como processo que confirma no homem o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor e assim trabalho com minhas fragilidades .
Como diz Marilena Chauí, a literatura abre para mundos, idéias e sentimentos novos, descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade.
"Se um viajante numa noite de inverno"

Para nós, o título deste livro sugere um romance com final triste. Um viajante desconhecido bate à porta de uma casa de família, à procura de abrigo para passar a noite fria. Ali, juntamente com seus familiares mora uma donzela. O viajante muito sinpático, é bem acolhido por esta família, que o convence a ficar alguns dias. Então, os dois se apaixonam, porém, ele vai embora, deixando a donzela triste e solitária.

domingo, 23 de setembro de 2007

Unidade 1.

MEU PERFIL.
Sou formada em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales (atual Unijales); também fiz Pedágogia - Licenciatura Plena e Pós-graduação em Psicopedagogia (curso que todo educador deveria fazer, penso eu) nas Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul.
Trabalho no magistério há 19 anos, iniciei com aulas de Física porque na época não tinha professores com está formação e as aulas eram atribuídas a professores de Matemática (gostei do trabalho), depois fui completando com ciências e matemática (sempre gostei de dar aulas).
Por fim, em 1996, diminuiu a quantidade de aulas devido ao baixo índice de natalidade e fiquei apenas com 16 e ainda viajava para duas cidadezinhas vizinhas de Jales.
Surgiu então, a seleção para Professor Coordenador Pedagógico e depois de todas as fases de escolha do PCP comecei a trabalhar nesta área.
Com o passar do tempo fui me interessando cada vez mais pela parte pedagógica, pela organização dos trabalhos pedágogicos e pelo ensino e a aprendizagem de todos.
Procurava entender como se processava a aprendizagem no cérebro das crianças e de como o professor trabalhava com isto (assim quis fazer o curso de Psicopedagogia) de forma a tornar a compreensão, aprendizagem e formação dos alunos, real.
Á 9 anos trabalho em uma escola de Ciclo I, e adoro o que faço.
Por ter me interessado muito pela alfabetização, fiz o curso "Letra e Vida", que me foi de grande valia para o trabalho enquanto professora coordenadora no Ciclo I.
Sempre gostei de me reciclar e fiz na Teia do Saber o curso "Ler, prática essencial para aprender" e neste ano de 2007 surgiu este curso "Desenvolvendo as capacidades de leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento" e quis muito fazê-lo.
É a primeira vez que utilizo de blogs e interação com a web, portanto ás vezes fico perdida e conto com a ajuda e compreensão de minha parceira Cristina.
Sempre gostei muito de ler, quando criança lia os livros que tinha na estande de minha avó e os que meus pais tinham o prazer de comprar e de deixar bem claro isto, acho que assim me estimulavam.
Hoje, acredito que ler é o único jeito de se comunicar de igual para igual com o restante da humanidade, seja no tempo, por meio de textos de gente que já morreu, seja no espaço, em jornais, livros e revistas.
É nos escritos que desvendamos outras culturas, hábitos e histórias, que compreendemos, de fato, o sentido da expressão diversidade (de idéias, vivências, sonhos, experiências).
"É por isso que ler, talvez seja a coisa mais importante que a escola tem a ensinar".
Aluna: Simara.

Depoimento de leitura e escrita

Li depoimentos de personalidades e identifiquei-me com o de Rubem Fonseca e Danuza Leão. Asim como Rubem Fonseca, detesto escrever a mão, porque não gosto da minha caligrafia. Gosto de escrita padronizada, porém não consigo, pois minha caligrafia vai se modificando ao longo do texto, sem que eu perceba. Então gosto de escreve no teclado do computador porque é fácil de corrigir e modificar, e fica mais bonito. Quando escrevo a mão, não me identifico com o resultado.
Quanto à leitura, assim como declarou Danuza Leão, leio qualquer coisa que caia às minhas mãos, bula de remédio, instruções, coisas que a maioria das pessoas não se interessam.
Eu adoro ler. Leio por curiosidade, leio para me informar, leio principalmente, para estudar.
Atualmente assino e leio as revistas: Época, Superinteressante e Nova Escola.
Gosto muito de fazer pesquisas na Internet. Passo horas lendo e nem percebo o tempo passar.
Ainda não descobri o pazer em ler romances, mas um dia eu chego lá.
Assinado: Cristina

sábado, 22 de setembro de 2007

Blog é um diário pessoal. Um espaço interativo. É um local para juntar e compartilhar com outras pessoas na rede, coisas que consideramos interessante.
Muitas pessoas usam o blog para organizar idéias, enquanto outros controlam discussões interessantes ao redor do mundo .
Não importa o que temos a dizer,o Blog nos ajuda a dar o recado. É a nossa voz na web.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007


UNIDADE 3:

Atividade 1:

Congresso Nacional: Assembleia de representantes do povo.
Esfera: Política,legislativa.
Atores: Senadores, Deputados, acessores, relatores, etc.
Interesses: Legislar em favor da população e particular, poder, lobistas, discurso, et.
Atidades: Ao senado se atribui a função revisora das leis aprovada pela Câmara dos Deputados. Podem julgar o Presidente da república, os membros do Supremo Tribunal Federal e o`Procurador Geral da República, nos crimes de reponsabilidade, discurso.
Gênero: argumentativo, leis, emendas, relatórios, cartas, ofícios, etc.

Diário de Notícias
Esfera: Jornalística.
Atores: Jornalistas, repórters,fotográfos, leitores, críticos, colunistas, etc.
Inreresses: Informar, construir opinião, vender, publicidade, prestar serviços, markeding, informar, etc.
Atividades: Pesquisar, produzir textos, entrevistas, sair atrás de notícias interessantes, escrever, digitar, etc.
Gênero: Jornalísticos, propaganda, anúncio, crônica, resenha, charge, horóscopo, editoriais, relato, argumentativo, etc.

Laboratório de Química
Esfera:
Científica, acadêmica.
Atores: Pesquisadores, estagiários, o pesquisado (cobaia), investidores,professores, alunos, químicos, etc.
Interesses: Do conhecimento, qualidade de vida, descobertas, pantentes, econômico, experiências, etc.
Atividades:Experimentos, pesquisas, publicações científicas, relatórios e projetos, estudos, experimentos, etc.
Gênero: Receita, científico, projetos, tese, dissertação, monografia, etc.

Sala de aula
Esfera: Escolar, educacional.
Atores: Professores, alunos, PC, diretores, pais, funcionários, comunidade escolar.
Interesses: Educar, formar cidadãos, construir conhecimentos, ideologia, etc.
Atividades: Aulas, reuniões, limpeza, realização de atividades de ensino e aprendizagem, esportivas, jogos, teatro, etc.
gênero: Boletim, seminários, textos literários narrativos, científicos, argumentativos, expositivo e descritivos, etc.

Atividade 2:
Tema: Descoberta de um cadáver.
(conversa ao telefone)
Triim!!!
- Alô.
-Quem fala?
-Com quem quer falar?
-Com você mesma, Magali.
-É você, Flor de Maio? O que aconteceu, você está aflita!
- Aflita? Estou desesperada. Acordei e encontrei um cadáver na porta do meu apartamento.
-Que loucura?! Você já ligou para a polícia?
-Sim, foi a primeira atitude que tive.
-Me conte tudo, por favor.
- Acordei com o meu relógio despertando na cabeceira da minha cama. Levantei-me, fui ao banheiro, escovei os dentes e, quando estava lavando o rosto ouvi a campainha da porta. Enxuguei-me as pressas, abri a porta e vi um homem caído na soleira. Olhei no corredor e não tinha ninguém, abaixei e toquei no homem. Seu corpo estava frio e rígido, percebi que estava morto, corri e telefonei para a central de polícia.
-E ai?
-Eles estiveram aqui e me interrogaram para saber qual o meu envolvimento com o cadáver, porém eu não o conheço. Disseram para eu me apresentar na delegacia, com um advogado. Estou com muito medo.
-Não se preocupe, vai dar tudo certo.
-Acontece que passei a noite em meu apartamento sozinha e, não tenho nenhum álibe para comprovar isso.
- Fique calma. Estou indo até aí. Levarei você em um advogado amigo meu. Ele irá ti orientar o que deverá fazer.
- Obrigada, amiga. É muito bom poder contar com você. Já me sinto mais calma agora.
-Estarei aí em 30 minutos. Tchau!
-Estarei te aguardando. Tchau!